Tubos Pró-Fono para Exercitação Gradativa da Musculatura Orofacial

  • Editora: PRO-FONO
  • Autor: PRO FONO
  • Produto disponível


  • R$49,00


Especificação
Título TUBOS PRO-FONO PARA EXERCITACAO GRADATIVA DA MUSCULATURA OROFACIAL
Dimensões 30x15x1
Descrição
Indicações:
Os Tubos Pró-Fono para Exercitação Gradativa da Musculatura Orofacial são recomendados como instrumento auxiliar na exercitação da musculatura orofacial, principalmente do músculo orbicular dos lábios, com o objetivo de trabalhar tônus, mobilidade dos lábios e adequação de força nas funções estomatognáticas, de forma gradativa, podendo aumentar o grau de exercitação, partindo do Tubo Pró-Fono nível 1 (incolor) ao Tubo Pró-Fono nível 4 (vermelho), a depender da forma de exercitação prescrita pelo fonoaudiólogo.

Modo de Usar:
Os Tubos Pró-Fono para Exercitação Gradativa da Musculatura Orofacial devem ser utilizados após a orientação do fonoaudiólogo responsável.
É importante observar o posicionamento da cabeça e do pescoço para o trabalho da exercitação da musculatura orofacial.
A força muscular empregada para os movimentos da musculatura orofacial no sentido da aproximação das extremidades dos tubos pode ser aumentada gradativamente, sem causar desconforto ao paciente, do Tubo Pró-Fono (nível 1, incolor), ao Tubo Pró-Fono (nível 4, vermelho).
Após o fonoaudiólogo selecionar adequadamente o nível (1, 2, 3 ou 4) do Tubo Pró-Fono de acordo com a possibilidade muscular de cada paciente, solicita-se que o mesmo abra a boca, posicione a parte média (no sentido do comprimento) do Tubo Pró-Fono na altura dos dentes caninos, pré-molares ou primeiros molares, oclua os dentes exercendo leve pressão sobre a parte média do Tubo Pró-Fono, de forma que as extremidades do mesmo fiquem para fora, protrua os lábios (o que deverá ocasionar a dobra do tubo em ambos os lados da cavidade oral, com o cruzamento de suas pontas medialmente e logo a frente dos lábios protruídos).
O fonoaudiólogo deverá sempre observar se a movimentação das extremidades dos Tubos Pró-Fono está simétrica, pois essa análise poderá refletir a necessidade de realização de outros exercícios para fortalecimento ou relaxamento em um ou ambos os lados da face.

Exercícios Recomendados:
Exercícios Isotônicos: utilizados para trabalhar a mobilidade da musculatura labial. Solicita-se ao paciente que realize protrusões e estiramentos rítmicos, variando a velocidade (lentos/rápidos) da musculatura labial.
Tempo de Uso: máximo três séries de dez segundos, separadas por no mínimo dez segundos, no máximo três vezes ao dia. Caso ocorra dor na região orofacial, diminuir a frequência de uso e informar o fonoaudiólogo.

Exercícios Isométricos: utilizados para trabalhar o tônus da musculatura labial. Solicita-se ao paciente que realize protrusão dos lábios por alguns segundos (até no máximo dez segundos).
Tempo de Uso: máximo três séries de dez segundos, separadas por no mínimo dez segundos, no máximo três vezes ao dia. Caso ocorra dor na região orofacial, diminuir a frequência de uso e informar o fonoaudiólogo.

Exercícios para o Trabalho da Musculatura Mandibular: podem ser efetuados de forma a estimular todos os dentes, posicionando-se uma das extremidades do Tubo Pró-Fono inicialmente na altura dos incisivos e, depois, trazendo-o para os dentes mais posteriores até chegar na altura dos pré-molares e molares (realizar esse exercício dos dois lados, de acordo com a necessidade observada na avaliação clínica). Sugere-se que, durante os movimentos mandibulares, os lábios permaneçam ocluídos para que sua musculatura também seja estimulada. Variação: para estimulação dos músculos mandibulares de forma bilateral simultânea, posicione a parte média do Tubo Pró-Fono nos dentes molares e peça para que o paciente pressione o Tubo Pró-Fono e o mantenha por dez segundos. Também pode ser solicitado que o paciente abra e feche a boca com os Tubos Pró-Fono nessa posição, e que realize o pressionamento do mesmo ao fechamento.
Tempo de Uso: máximo três séries de dez segundos, separadas por no mínimo dez segundos, no máximo três vezes ao dia. Caso ocorra dor na região orofacial, diminuir a frequência de uso e informar o fonoaudiólogo.
Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom

Etiquetas: Materiais Pró-fono