Título | O DILEMA DA DESATENCAO |
Autor(a) | Alexandre Callari / Renata Jardini |
ISBN | 9788590728221 |
Código de Barras | 9788590728221 |
Edição / Ano | 1/2010 |
Número de Páginas | 145 |
Dimensões | 23X16X1 |
Capa | BROCHURA |
" Aqui não temos a pretensão de lhe oferecer uma solução mágica para seus problemas com a atenção, coisa que muitos desatentos buscam como o elixir da longevidade ou a chave do reino interior. (...) Um indivíduo atento obtém sim a chave do reino interior,mas de seu reino interior, a sua longevidade, que é única, impessoal e intransferível.
Em O Dilema da Desatenção, Alexandre Callari e Renata Jardini estabelecem uma parceria para jogar uma nova luz sobre esse polêmico tema: a atenção. Ou a falta dela.
Quebrando paradigmas, estabelecendo uma nova abordagem teórica e sugerindo uma série de exercícios práticos que podem ser executados por qualquer pessoa, independente de ter ou não déficit da atenção e hiperatividade (TDAH), ou de possuir conhecimentos específicos sobre o tema. Os autores esclarecem questões obscuras ou controversas, sem desprezar o material científico disponível, mas também levando em consideração os estados naturais do homem (sufocados pela vida contemporânea), a sabedoria milenar de culturas orientais, sistemas alternativos e vivências e observações pessoais, o que fornece uma abordagem inusitada à questão.
Dando continuidade ao pensamento introduzido por Alexandre Callari em seu livro anterior Evolução é uma Opção, nesta obra os autores questionam a definição atual de desatenção, para finalmente chegar à compreensão do que chamam de estado de atenção plena, em que todo o ser se desenvolve de maneira harmônica e equilibrada, e encontra mais saúde para viver.
SUMÁRIO
Prefácio
Parte 1 - Reflexões Teóricas
Introdução - O Tigre
Capítulo 1 - Bruce Lee e a Lua: Uma Visão Marcial
Capítulo 2 - A Atenção na Educação
Capítulo 3 - Concentração: Uma Atividade de Resistência
Capítulo 4 - Atenção na Vida Adulta
Capítula 5 - Para Promover uma Mudança
Capítulo 6 - Da Mente Aberta
Capítulo 7 - Atenção e Espaço-Tempo
Parte 2 - Reflexões Práticas
1 - A Caçada de Kitta
2 - Fazendo Nada
3 - Conhecendo seu corpo
4 - Conhecendo seus Sentidos
4.1 -Visão
4.2 -Audição
4.3 -Sinestesia, ou Toque
4.4 -Paladar
4.5 -Olfato
5 - Leitura
6 - Memória
7 - Noções Espaciais
8 - Noções Temporais
9 - Cognição
10-Vontade
Bibliografia