• Neuropsicologia  e Aprendizagem

Neuropsicologia e Aprendizagem

  • Editora: BOOK TOY
  • Autor: MACHADO
  • Produto disponível

  • de: R$140,00
  • por:

    R$126,00



Calcule prazo de entrega e frete:

Calcular
Em um momento de grandes incertezas e de desafios educacionais, abordar a cognição e a aprendizagem, que inclua uma introdução teórica das bases cerebrais e neuropsicológicas, facilitará um modelo de diagnóstico e uma intervenção neuropsicopedagógica.
O avanço nas neurociências e suas contribuições para a neuropsicologia e aprendizagem serão evidenciadas no primeiro capítulo, que se preocupou em discutir como tudo iniciou e que a neuropsicologia poderá contribuir para o processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, existem variáveis importantes que influenciam os resultados escolares das crianças. A primeira variável está relacionada à neurobiologia, que compreende os fatores genéticos e a estrutura e funcionamento do cérebro, abarcando funções cognitivas básicas para todo o processo de aprendizagem. Os fatores neurobiológicos e genéticos causam déficits em habilidades acadêmicas por meio de sua influência nas características da criança ou diretamente nas próprias habilidades acadêmicas.
A segunda variável envolve as características da criança, incluindo processos cognitivo básicos (consciência fonológica e nomeação rápida de letras) que determinam diretamente os déficits em habilidades acadêmicas (reconhecimento de palavras e fluência da leitura), além das potencialidades acadêmicas, que serão abordadas de maneira mais aprofundada no segundo capítulo.
A terceira variável está relacionada aos fatores comportamentais, como ansiedade, depressão, processos motivacionais, habilidades sociais e maturidade emocional. No terceiro capítulo, as relações entre os processos cognitivos básicos e os fatores comportamentais/ psicossociais serão melhor discutidas, pois os transtornos cognitivos podem levar a problemas, como na atenção e nas habilidades sociais.
A avaliação neuropsicológica propicia a investigação do diagnóstico e as melhores intervenções no prognóstico, considerando a plasticidade cognitiva, acentuando as potencialidades e trabalhando em suas dificuldades por meio do reforço e áreas de competência
Neste livro, serão abordadas as relações entre a neuropsicologia e aprendizagem, novas técnicas na abordagem das crianças com dificuldade de linguagem, a importância das emoções e o processo de estimulação cognitiva. Tudo isso de uma maneira clara, para que o professor ou profissionais envolvidos na aprendizagem criem maneiras e métodos de trabalho inovadores, colaborando, assim, para formas mais eficazes de ensino-aprendizagem.
1- Neurociências e Aprendizagem
2- Análise bibliométrica da produção cientifica sobre neuropsicologia infantil 
3- Neuropsicologia Infantil
4- Avaliação neuropsicológica Infantil
5- A intervenção precoce na perspectiva da neurociência e da educação inclusiva 
6- Modelo de intervenção baseada na tutoria RTI(Resposta a Intervenção) para crianças com transtornos de aprendizagem
7- Neuropsicologia do TDAH: Aspectos clínicos e diagnósticos 
8- O corpo na aprendizagem. Uma abordagem psicomotora
9- Um modelo de protocolo para avaliação neuropsicopedagógica
10- Afetividade x Aprendizagem
11- Você quer aprender? Então, vamos que eu te ensino! Caso clínico 


Mais Informações
Título NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM
Autores(as) Andréa Carla Machado/Suzelei Faria Bello/Karina Kelly Borges
ISBN 9788565027878
Edição / Ano 2/2018
Número de páginas 247
Dimensões 28x21x3
Capa BROCHURA

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom