Cadernos de Habilidade Grafomotoras

  • Editora: AUTOR
  • Autor: NUNEZ
  • Produto disponível


  • R$190,00


Especificação
Título CADERNOS DE HABILIDADES GRAFOMOTORAS
Autor(a) Juan A. García Núñez
ISBN 1131080010012
Código de Barras 1131080010012
Edição / Ano 1/
Dimensões 24X17X2
Capa BROCHURA
Descrição

Como trabalhar com cadernos:

Cada caderno é dividido em seções, cada uma das quais propõe tarefas muito específicas que seguem uma determinada sequência. 

Cada seção é precedida por uma folha de rosto ilustrativa sobre a tarefa específica que a criança vai realizar e com uma cor indicativa comum que diferencia cada uma dessas seções para servir de referência tanto para a criança quanto para o adulto. As imagens das capas destinam-se a estimular funções denotativas e conotativas na criança, ajudando-a a antecipar e compreender visualmente o tipo de tarefa que vai realizar, simbolicamente associada a uma ação da natureza, como a chuva, deslizando por uma inclinação, direções de movimento de animais, etc.

Informações

O lápis: A ferramenta que será utilizada preferencialmente nas atividades do caderno será um lápis de grafite relativamente macio. Recomenda-se um lápis com dureza nº 2 ou nº 2½ conforme a numeração americana, ou entre B e HB conforme o sistema europeu. Excepcionalmente e apenas no início do programa, podem ser usados ​​lápis mais macios ou do tipo giz de cera.

Os dedos: O lápis deve ser segurado entre o dedo indicador e o polegar. O dedo médio serve de apoio. Os outros dedos repousam suavemente sobre o papel guiando a mão. Os dedos não devem deslizar excessivamente para o fundo da ferramenta, a ponto de quase tocar o papel.

A boneca: O punho repousa sobre a mesa facilitando a continuidade entre o antebraço e a mão.

A postura: As costas devem estar o mais retas possível, ligeiramente inclinadas para a frente, sem encostar na beirada da cadeira. Ambos os pés devem estar apoiados no chão. O peso do corpo deve ser deslocado para o lado do apoio (oposto ao lado da escrita) deixando a outra mão livre e disponível. A mão de apoio deve estar sobre a mesa (melhor se o notebook for segurado de forma que não se mexa) e o pé correspondente apoiado firmemente no chão. O braço de rastreamento deve estar em uma posição paralela às bordas laterais do papel.

Posição do Caderno: O caderno sempre será colocado verticalmente ao eixo do corpo da criança, ou seja, paralelo à borda da mesa, sem incliná-la. Será ligeiramente deslocado para a direita em crianças destras, bem como para a esquerda em crianças canhotas.

Requerimento: Em geral, as atividades não devem ser acompanhadas de exigência de precisão. Eventuais propostas de maior controle da precisão da escrita nos cadernos só devem ser abordadas após a criança ter feito várias tentativas bem-sucedidas em geral. 

Tempo: Em geral, é preciso evitar abusar do tempo dedicado à atividade e ser muito perfeccionista no resultado.

Metodologia: Nas atividades propostas nos cadernos deve ser proporcionado um ambiente lúdico e gratificante, com o apoio e o olhar pessoal ativo do adulto, capaz de apreciar o seu progresso e disposto a intervir perante as dificuldades que se apresentem. Atividades preparatórias e de reforço : São realizadas no quadro-negro ou em folhas de papel em branco, e são altamente recomendadas antes de iniciar os níveis um e dois, antes de iniciar a série de golpes dinâmicos e estáticos. Eles também podem ser usados ​​quando surgem dificuldades e bloqueios. Privilegiam especialmente a interação dos educadores com as crianças bem como o fator lúdico.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.