Pim Programa de Intervenção Multissensorial (Parte do Programa)
- Editora: PRO-FONO
- Autor: CESAR
- Produto disponível
-
R$1.295,00
Título | PIM PROGRAMA DE INTERVENCAO MULTISSENSORIAL (PARTE DO PROGRAMA) |
Autores(as) | Ms. Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira-César, Dra. Simone Aparecida Capellini |
Código de Barras | 12432 |
Edição / Ano | 1/2021 |
Dimensões | 32X25X6 |
O Programa de Intervenção Multissensorial (PIM) foi desenvolvido para utilização com escolares do quarto ao sexto anos, com Dislexia dos subtipos Fonológica ou Mista. O Programa propõe dez sessões de terapia com o objetivo de melhorar o desempenho em leitura e escrita.
Apresentação: Primeira edição em 2021
“PIM” é uma sigla que representa o Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para escolares com Dislexia. O PIM foi desenvolvido para utilização com escolares do 4° ao 6° ano (8 anos e 11 meses a 11 anos e 11 meses) com Dislexia dos subtipos Fonológica ou Mista. O Programa propõe dez sessões de terapia com o objetivo de melhorar o desempenho em leitura e escrita.
O Estudo Piloto realizado com o PIM*evidenciou a eficácia do Programa em:
Habilidades metafonológicas;
Acurácia de leitura;
Desempenho ortográfico e memória lexical ortográfica.
* CERQUEIRA CÉSAR, A. B. P. Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial para sujeitos com dislexia: aplicação e significância clínica. Marília, 2018. 274 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências.
Sete vantagens em ter o PIM em sua clínica:
1. Terapia potencializada. Resultado na leitura e escrita em dez sessões.
2. Ganho em produtividade. São dez sessões já planejadas e com todo material pronto para ser utilizado com o paciente.
3. Programa fechado com bases científicas: facilidade de comparação com a literatura, em discussões de casos e na realização de pesquisas.
4. Protocolos de acompanhamento individual, com Gráficos e Tabelas para avaliar e acompanhar a evolução do paciente em cada sessão e em pré e pós aplicação do Programa.
5. Melhores resultados para os pacientes: por ser multissensorial, ativa diferentes áreas cerebrais (processamento auditivo, visual e tátil), favorecendo a memorização e a melhora no desempenho da decodificação, da fluência e da velocidade de leitura dos escolares.
6. Versátil: pode ser usado com qualquer criança que tenha dificuldade na leitura e escrita.
7. A dislexia atinge até 17% da população.
O PIM foi desenvolvido na base teórica da aprendizagem trimodal multissensorial, que postula que a criança usa, simultaneamente, três vias de memória para maximizar a recuperação e a automaticidade da informação: visual, auditiva e tátil-cinestésica. A Instrução Multissensorial, assim, baseia-se na teoria de que os indivíduos aprendem de forma mais eficaz se forem ensinados com mais de uma modalidade sensorial. Pesquisas referentes à memória mostraram que a aprendizagem multissensorial resulta em reconhecimento mais rápido e preciso de objetos, em comparação à aprendizagem unissensorial. É importante ressaltar que o PIM abrange a instrução formal da correspondência grafema-fonema direcionada para a facilitação do processo de aprendizagem de leitura e de escrita. Dessa forma, este programa não é e não pode ser considerado como método, e sim uma proposta de intervenção fonoaudiológica estruturada.
O PIM é composto por materiais que priorizam a prática baseada em evidência científica. Neste conjunto, constam a fundamentação teórica e as orientações práticas para a utilização correta do programa, disponíveis nos Livros 1 e 2, e folhas de respostas e gráficos para acompanhamento do desempenho, disponíveis nos Protocolos de Acompanhamento. Além disso, também acompanha os Materiais Complementares necessários para a realização de cada atividade do PIM.
Materiais que compõem PIM Parte do Programa de Intervenção Multissensorial de Leitura e Escrita para Escolares com Dislexia – Livro 2, Protocolos, Caderno de Pranchas e Cartões:
Livros:
– Livro 2: Aplicando o PIM (1 unidade com 190 páginas);
– Protocolos de acompanhamento (1 unidade com 36 páginas);
– Caderno de Pranchas de Substituição e Combinação: silábica e fonêmica (1 unidade com 112 pranchas – 224 páginas);
Cartões e Pranchas:
– Cartões do Princípio Alfabético (150 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Surdos (6 unidades);
– Cartões Táteis-Cinestésicos – Sonoros (24 unidades);
– Cartões de Sílabas (78 unidades);
– Cartões de Grafemas (32 unidades);
– Prancha de Extensão Silábica – Monossílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Dissílabas (1 unidade);
– Prancha de Extensão Silábica – Trissílabas (1 unidade);
– Pranchas de Rima e Aliteração (Desenhe e Apague) (8 unidades).