• Prometas para o TDL

Prometas para o TDL

  • Editora: BOOK TOY
  • Autor: CORREA
  • Produto disponível


Selo Black Friday Booktoy
  • de: R$1.100,00
  • por:

    R$735,00

Atenção: Pedidos efetuados neste item serão enviados a partir do dia 09/12/2025!

Especificação
Título PROMETAS PARA O TDL
Autores(as) Letícia Maria Sicuro Correa/ Marina Rosa Ana Augusto/ Tatiana Bagetti
ISBN 9788571481909
Código de Barras 9788571481909
Edição / Ano 01/2025
Número de Páginas 624
Dimensões 18X11X3
Capa ESPIRAL
Descrição

O ProMetaS (Procedimento Metalinguístico Lúdico de Intervenção no Domínio da Sintaxe) é um conjunto de atividades de estimulação linguística dirigidas a crianças de 7 a 12 anos com diagnóstico de TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem), em risco de TDL, ou cujo desempenho escolar seja sugestivo de dificuldades na produção e na compreensão da linguagem.

Este Material é composto por um livreto explicativo, com sua fundamentação teórica, e 3 blocos de atividades lúdicas, com base em histórias e jogos interativos, nas quais se explicitam as relações sintáticas que costumam ser fonte de dificuldades na compreensão e na produção de sentenças. Também inclui 9 cartelas para uso em alguns dos jogos e vídeos ilustrativos.

O ProMetaS pode ser utilizado por fonoaudiólogos, psicopedagogos e pedagogos.
Este material consiste em 3 livros interativos, a serem montados diante da criança, de modo que esta veja uma página impressa e o terapeuta siga o protocolo de instruções na página diante de si. Algumas cartelas também são apresentadas, com figuras a serem destacadas para uso em algumas atividades. O procedimento é metalinguístico, uma vez que explora a consciência sobre as estruturas linguísticas  trabalhadas. O procedimento também é lúdico, pois tudo é conduzido por meio de narrativas e jogos.

Foi desenvolvido no LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem, PUC-Rio) com base em pesquisa científica linguística e psicolinguística sobre aquisição da linguagem e transtornos que afetam a linguagem em diferentes línguas, incluindo pesquisas desenvolvidas por nós com crianças falantes de português brasileiro. O desenvolvimento do ProMetaS envolveu o rastreio de crianças em risco de TDL por meio do Módulo 1 (sintático) do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas), bateria de testes desenvolvida no LAPAL, assim como de um estudo piloto realizado com 34 crianças (de 8 a 12 anos) de escolas da rede pública do Rio de Janeiro, em função de projetos apoiados pela FAPERJ. Destas, 21 crianças haviam sido identificadas em risco para TDL por meio daquele instrumento e as outras 13 constituíram o grupo controle.

Quatro semanas após o período de intervenção (em 9 sessões semanais), todas as crianças foram reavaliadas por meio do MABILIN. A comparação entre grupos demonstra que o número de respostas corretas para todas as estruturas apresentadas no MABILIN difere significativamente em função do momento de avaliação (antes ou depois da intervenção). Considerando as expostas das crianças individualmente, verificou-se que 76,2% das crianças do grupo em risco para TDL apresentaram melhor desempenho após a intervenção por meio do instrumento que deu origem ao ProMetaS. Ou seja, apenas 5 crianças desse grupo não apresentaram melhora significativa em seu desempenho na segunda testagem. Por outro lado, no grupo controle, apenas uma criança apresentou melhora significativa entre o desempenho na primeira e na segunda aplicação do MABILIN'.

Informações

Organização do Prometas

O ProMetaS se estrutura em 3 blocos, constituídos de 3 sessões cada um. O bloco 1 tem como alvo predominantemente as estruturas passivas; o bloco 2, as relativas; e o bloco 3 faz uso de ambas as estruturas. Cada sessão requer cerca de 40 minutos e deve ser conduzida semanalmente, à luz do estudo piloto original.

Para o uso do ProMetaS, recomenda-se uma avaliação prévia do desempenho da criança e avaliações posteriores (com intervalo de 1 semana, 1 mês, 2 meses...) por meio de um mesmo instrumento, como o módulo 1 (sintático) do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas).

Observa-se que o MABILIN 1 (Módulo sintático) inclui, além de passivas e relativas, interrogativas com QUEM e QUE, as quais não foram trabalhadas especificamente no ProMetas. Espera-se, contudo, que o trabalho com relativas possa contribuir para o desempenho nessas interrogativas, uma vez que estas envolvem o mesmo tipo de operação sintática e de recursos da memória de trabalho. Acreditamos que o uso deste procedimento e de desdobramentos deste na prática clínica possa contribuir para que crianças com TDL venham a remediar ou superar dificuldades de expressão e de compreensão por meio da língua.

Recomendamos também o uso do ProMetaS para crianças em risco de TDL e crianças em idade escolar com dificuldades de leitura e na expressão oral e escrita, ainda que sem atender aos critérios diagnósticos do TDL, pois podem vir a adquirir maior domínio da língua. Nesse sentido, o ProMetaS pode ser explorado não apenas na clínica fonoaudiológica como também por professores e psicopedagogos no suporte às atividades escolares.

Para mais informação sobre estruturas de alto custo, TDL, o MABILIN e o estudo conduzido pelo LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem, PUC-Rio), que deu origem ao ProMetaS, ver as referências bibliográficas.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.