• Coleção CEFAC - Audiologia Ocupacional

Coleção CEFAC - Audiologia Ocupacional

  • Editora: PULSO
  • Autor: BERNARDI
  • Produto disponível


  • R$40,00


Especificação
Título COLECAO CEFAC - AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Organizador(a) Alice Penna de Azevedo Bernardi
ISBN 85-89892-077
Edição / Ano 1/2003
Número de Páginas 126
Dimensões 23x17x1
Capa BROCHURA
Descrição

O crescimento da preocupação com a saúde ocupacional no mundo globalizado convocou o fonoaudiólogo a sair do consultório para atuar em diversas áreas da sociedade. O livro “Audiologia Ocupacional”, de Alice Penna, nasce no sentido de orientar o profissional nessa abertura do campo de trabalho e oferecer conhecimento necessário à atuação do fonoaudiólogo acerca da saúde auditiva em empresas.

O livro faz um breve histórico de como é tratado o trabalhador no Brasil, enfocando o ponto de vista jurídico. Ao considerar o quadro atual, a organizadora traça um plano de funções que o profissional deve seguir dentro de uma equipe de saúde, destacando a área audiológica. “Audiologia Ocupacional” garante uma sólida base teórica, identificando as estruturas que compõem a orelha externa, média e interna; o leitor também mantém contato com ilustrações e confere a fisiologia da percepção sonora.

Com os aspectos auriculares apresentados, a obra descreve o Programa de Conservação Auditiva (PCA). No intuito de diminuir os riscos à audição do trabalhador, o programa formata empresas às exigências legais do Ministério do Trabalho e Ministério da Previdência e Assistência Social. A organizadora explica como aplicar o PCA e expõe cada etapa que o profissional deve executar, a fim de que o programa seja suficiente: identificar fatores de risco, diagnosticar a perda auditiva e possibilitar medidas cautelares são alguns itens apontados.

A obra relata que a exposição a ruídos não é o único fator prejudicial à audição; o contato com certos produtos químicos debilita a saúde auricular. Para o diagnóstico, o livro recomenda o teste de Emissões Otoacústicas e o Estudo dos Potenciais Evocados do Tronco Encefálico; além de descrever cada exame, “Audiologia Ocupacional” sugere os passos a uma avaliação completa e ao devido acompanhamento em trabalhadores expostos a ruídos e solventes.

Ao final, o livro auxilia o fonoaudiólogo a se firmar no mercado de trabalho, através de conceitos sobre marketing pessoal, e apresenta métodos de reabilitação de funcionários com perda auditiva. Compreendendo não apenas o problema fisiológico, mas social do indivíduo, “Audiologia Ocupacional” propõe ações educativas, aliadas ao serviço de saúde competente, na manutenção da integridade do trabalhador.

Sumário

Índice:

1. Histórico da inserção do fonoaudiólogo nas empresas:do acompanhamento audiométrico à consultoria

2. Estrutura e função do sistema auditivo periférico: Identificando sons com máximo aproveitamento e precisão e com mínimo comprimento.

3. Construindo o programa de conservação auditiva.

4. Testes utilizados na avaliação de trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados e solventes.

5. Avaliação do processamento auditivo em trabalhadores de uma indústria gráfica

6. Acompanhamento audiométrico de trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados

7. Atenuação de protetores auriculares

8. A reabilitação auditiva de trabalhadores portadores de Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído (PAIR)

9. O Marketing na consultoria de PCA

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.