• Baralho Pro-Fono Sequências Lógico-Temporais

Baralho Pro-Fono Sequências Lógico-Temporais

  • Editora: PRO-FONO
  • Autor: NAVAS
  • Produto disponível


  • R$97,00


Especificação
Título BARALHO PRO-FONO SEQUENCIAS LOGICO-TEMPORAIS
Edição / Ano 0/2018
Número de Páginas 180 CARTELAS
Dimensões 25X18X3
Capa CARTELAS
Conteúdo Contém 180 cartelas ilustradas (7cm x 11cm, sendo 10 sequências de três partes, 10 sequências de quatro partes, 10 sequências de cinco partes, 10 sequências de seis partes) e um Manual de Instruções.
Descrição

O Baralho Pró-Fono: Sequências Lógico-Temporais é composto por 180 cartelas distribuídas em 40 sequências, sendo:

. Categoria 1 - dez sequências de três partes cada uma.

. Categoria 2 - dez sequências de quatro partes cada uma.

. Categoria 3 - dez sequências de cinco partes cada uma.

. Categoria 4 - dez sequências de seis partes cada uma.

Existem quatro cores diferentes dos versos das cartelas: azul para sequências de três partes (dez tons de azul, um para cada sequência), vermelho para sequências de quatro partes (dez tons de vermelho, um para cada sequência), amarelo para sequências de cinco partes (dez tons de amarelo, um para cada sequência) e verde para sequências de seis partes (dez tons de verde, um para cada sequência).

As sequências são histórias em formato de desenho, de atividades ou situações do dia a dia, divididas em partes, para que a pessoa organize-as de maneira lógico-temporal (começo, meio e fim).


Informações

Indicações de Utilização:

O Baralho Pró-Fono: Sequências Lógico-Temporais foi elaborado para uso em todas as idades e está indicado para avaliação de fala e linguagem, assim como para estimulação de fala espontânea, escrita e atividades de linguagem em geral.

O fonoaudiólogo poderá utilizar este material sempre que desejar estimular a montagem de sequências utilizando observação, raciocínio lógico-temporal, compreensão, pensamento crítico e, eventualmente, fala e/ ou escrita espontânea.

Sugestões de Uso:

Em todas as atividades sugeridas, orientar previamente sobre a importância da observação dos detalhes das figuras.

O grau de dificuldade da atividade aumenta de acordo com o aumento de partes da história (categorias 1 a 4). Inicialmente, sugere-se a proposição da atividade com as sequências da categoria 1 (sequências de três partes), e aumento gradativo até a categoria 4 (sequências de 6 partes), de acordo com a faixa etária e nível de dificuldade da pessoa.

1. Contar oralmente a história, embaralhar as cartas e pedir para colocar a sequência em ordem.

2. Embaralhar as cartas e pedir para a pessoa imaginar sobre as diferentes possibilidades da história e, a seguir, colocar a sequência em ordem.

3. Após as atividades (1 ou 2), pode-se solicitar à pessoa que descreva as sequências de forma oral e/ou escrita.

4. Após a montagem da sequência, pode-se também omitir partes da mesma e solicitar à pessoa que imagine o que está faltando, por exemplo como terminaria a história etc.

Precauções:

Assim como em todas as etapas de uma avaliação de fala e linguagem, em caso de observação de dificuldades na utilização e execução de atividades com a sequência lógico-temporal, se necessário, solicitar avaliações complementares e encaminhar para outros profissionais. A visão multidisciplinar complementa os dados para um diagnóstico mais preciso.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom

Etiquetas: Materiais Lúdicos