• A Especial Normalidade Estratégias de Integração e Inclusão para as Disabilidades e as Necessidades Educacionais Especiais

A Especial Normalidade Estratégias de Integração e Inclusão para as Disabilidades e as Necessidades Educacionais Especiais

  • Editora: PULSO
  • Autor: IANES
  • Produto disponível


  • R$60,00


Especificação
Título A ESPECIAL NORMALIDADE
Autor(a) IANES
ISBN 8589892719
Edição / Ano 1/2010
Número de Páginas 176
Dimensões 23x16x1
Capa BROCHURA
Descrição

Para realizar com boa qualidade a integração escolar dos alunos com inabilidade e uma eficaz ação inclusiva para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, temos a necessidade de tomar, todos os dias, cada vez mais "especial" a "normalidade" no exercício do magistério.

A normalidade da didática e das atividades educacionais e formativas deve ser decididamente enriquecida por estratégias eficazes e por aspectos técnicos que provêm da pedagogia especial (educação especial) e da psicologia da educação. Deste modo, para um aluno inábil ou com Necessidades Educacionais Especiais, a normalidade no relacionar-se ( e também no aprender) com todos os outros alunos, lhe dá identidade, pertinência, segurança, autoestima, etc.(o que é um direito bem expresso em nossa legislação) e consegue também ser eficaz em produzir aprendizagem e, do mesmo modo, na ajuda concreta quanto às suas específicas problemáticas, aí compreendidas.

O aluno com inabilidades/Necessidades Educacionais Especiais tem de fato o direito à inclusão e às didáticas específicas e eficazes. As duas coisas não estão absolutamente em contradição, como não estão a normalidade e a especialidade, se as combinarmos na "Especial Normalidade". 

Sumário

SUMÁRIO

Introdução

Collins, Sacks e Vygotskij

Capítulo 1

O valor duplo da Normalidade

Capítulo 2

O reconhecimento das duas especialidades

Capítulo 3

A dialógica da especial normalidade

Capítulo 4

Adequação dos objetivos, dos materiais e das atividades

Capítulo 5

Estratégias básicas de ensino/aprendizagem

Capítulo 6

Estratégias metacognitivas

Capítulo 7

Estratégias de ensino/aprendizagem mediada pelos pares

Capítulo 8

Estratégias de autorregulação comportamental

Capítulo 9

Intervenções psicoeducativas sobre desvios comportamentais graves

Bibliografia 

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.