• Pessoas com Deficiência e Doenças Raras

Pessoas com Deficiência e Doenças Raras

  • Autor: VIEIRA
  • Produto disponível


  • R$26,00


Especificação
Título PESSOAS COM DEFICIENCIA E DOENCAS RARAS
Organizador(a) Daniela Koeller Rodrigues Vieira
ISBN 9788575416303
Edição / Ano 1/2019
Número de Páginas 160
Dimensões 23x16x2
Capa BROCHURA
Descrição

O livro apresenta importantes experiências e esforços realizados no Brasil, nas últimas décadas, na inserção e na adaptação de pessoas com deficiência e doenças raras aos sistemas de saúde e de gestão. Organizado pela médica pediatra Daniela Koeller Rodrigues Vieira, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a coletânea apresenta artigos de profissionais de diferentes campos científicos e especialidades como Biologia, Genética e Fonoaudiologia. 

Os textos refletem importantes contribuições acadêmicas e práticas que mostram a importância da recente inclusão em políticas públicas para a saúde de pessoas que apresentam uma ou mais deficiências e de indivíduos com condições raras. Inclusão surgida no contexto de avanços na estruturação e na ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Assim, os autores abordam e dimensionam questões fundamentais como as experiências existentes nos cuidados a pessoas com deficiência e doenças raras na atenção primária, a genética médica e a integralidade na atenção à saúde, as ferramentas e as percepções dos profissionais de atenção primária para as abordagens e para as práticas de cuidado.   

O livro é o sexto título da coleção Fazer Saúde, que pretende contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores do SUS, estimulando o diálogo entre conhecimentos científicos, educação, inovações tecnológicas, saberes e práticas em saúde. 

Para a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Heloísa Viscaíno Pereira, a obra organizada por Daniela Koeller é um exemplo de “como o pensamento acadêmico pode influenciar diretamente a vida das pessoas, construindo uma ponte entre mundos considerados tão distantes: os atendimentos das clínicas da família e os laboratórios de biologia molecular”. 

Sumário

Apresentação 

1. Ampliação do acesso de pessoas com deficiência e doenças raras ao SUS: experiências em curso

2. Percepção/escuta dos profissionais da atenção primária sobre práticas de cuidado à saúde de pessoas com deficiência e/ou doenças raras

3. Outras experiências de cuidado a pessoas com deficiência e doenças raras na atenção primária no Brasil 

4. Possíveis ferramentas para abordagem do cuidado à pessoa com deficiência e doenças raras na atenção primária 

5. Genética médica, Sistema Único de Saúde e integralidade na atenção à saúde

Considerações finais

Referências 

Leituras complementares 

Glossário

Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom

Etiquetas: Distúrbios Neurológicos