• O esquema evolutivo da Aprendizagem

O esquema evolutivo da Aprendizagem

  • Editora: PULSO
  • Autor: VISCA
  • Produto disponível


  • R$50,00


Especificação
Título O ESQUEMA EVOLUTIVO DA APRENDIZAGEM
Autores(as) Jorge Visca/Florencia Visca
ISBN 9788582980361
Tradutor(a) Silvana Bartilotti
Edição / Ano 1/2020
Número de Páginas 69
Dimensões 23x16x1
Capa BROCHURA
Descrição

Quando Jorge Visca escrevia um livro, tinha sempre um objetivo claro: transmitir aos psicopedagogos o que havia investigado. Neste caso a APRENDIZAGEM.
Desde o começo do seu trabalho psicopedagógico se interessou por compreender como se realizava a aprendizagem e assim poder desentranhar os motivos, como e porque, se produziam as dificuldades.
Este é um livro onde Jorge Visca utiliza seus conhecimentos para descrever como se constrói a APRENDIZAGEM e sua filha Florencia Visca, com sua sensibilidade, o ilustra com as fotografias.
Quando Jorge Visca postula a Epistemologia Convergente na Clínica Psicopedagógica, toma os elementos da teoria freudiana (afetividade), da piagetiana (cognição) e da psicologia social de Pichon Rivière (socialização). Tomando também de Bleger seu conceito de Corpo-Mente-Mundo.
Todos estes conhecimentos serão os que o autor irá utilizar para compor o “Esquema Evolutivo da Aprendizagem”. Levando em conta que na mente há duas instâncias: o aspecto afetivo e o cognitivo.
Na nota introdutória Jorge Visca escreve "... para aprender uma determinada coisa é necessário possuir um determinado nível cognitivo... mas não é suficiente ... é imprescindível investir o objeto...”
É assim como, neste livro, estabelece a unidade genética entre os níveis de integração físico-químico, biológico e psicológico, sendo a aprendizagem a forma ativa de adaptação ao meio. “...a aprendizagem não é inata, nem a reprodução exata do meio externo... é uma construção paulatina...”
“O ser humano APRENDE ininterruptamente desde seu nascimento...”
Todas estas ideias deram lugar para que Jorge Visca descrevesse a PROTO APRENDIZAGEM, a DEUTERO APRENDIZAGEM, a APRENDIZAGEM ASSISTEMÁTICA e a APRENDIZAGEM SISTEMÁTICA.
Contamos agora com a tradução para o português realizada por Silvana Bartilotti, discípula de Jorge Visca, que seguramente contribuirá ao trabalho psicopedagógico, como ele desejava.
Prof. Raquel Kilemanowic





Sumário

Nota Introdutória

Introdução

Maturação, desenvolvimento e aprendizagem

A Aprendizagem

Os axiomas

Protoaprendizagem

Deuteroaprendizagem

Aprendizagem assistemática ou incidental

Aprendizagem sistemática

Pós escrito

Bibliografia


Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.