Planejamento De Estratégias De Ensino

  • Editora: MEMNON
  • Autor: GREER
  • Produto disponível


  • R$315,00


Especificação
Título PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Autor(a) R. Douglas Greer
ISBN 9786587672540
Tradutor(a) Anna Beatriz Müller Queiroz / Ariela Oliveira Holanda
Código de Barras 9786587672540
Edição / Ano 01/2024
Número de Páginas 358
Dimensões 27X20X2
Capa BROCHURA
Descrição

Planejamento de Estratégias de Ensino: Uma Abordagem de Sistemas da Análise do Comportamento Aplicada, de autoria de R. D. Greer, acaba de ser traduzido para o Português! A obra é direcionada a profissionais da educação e da psicologia. Dedicado a abordar a aprendizagem de estudantes, o livro descreve, à luz da ciência analítico-comportamental, desde estratégias diretamente aplicadas à relação entre ensino e aprendizagem até aquelas utilizadas na organização e no planejamento de currículos. Embora essas estratégias tenham como cenário de aplicação as salas de aula, elas são aplicáveis a qualquer contexto de ensino, incluindo o da prática clínica.

Com base na sua experiência, em muitas pesquisas desenvolvidas nas escolas CABAS®, na literatura científica e no arcabouço conceitual da análise do comportamento, o autor descreve as fases de desenvolvimento verbal que acompanham e transformam continuamente o ser humano dos seus primeiros anos de vida à vida adulta. Considerando os marcos de desenvolvimento, Greer propõe estratégias para mensurar, monitorar e planejar o ensino. Para tanto, aborda os aspectos fundamentais para a capacitação profissional e para a gestão de escolas e clínicas. Defensor inconteste do ensino como ciência, Greer descreve cada passo necessário ao êxito dos estudantes de forma objetiva e replicável.

O livro possui 10 capítulos e um glossário contendo descrições detalhadas dos termos abordados. O precioso conteúdo do glossário atesta a robustez dos ensinamentos contidos em cada capítulo. Os capítulos estão organizados em três partes. Na primeira parte do livro, os componentes do ensino são apresentados como aplicações avançadas da Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA), ou seja, enfatiza-se o ensino entendido e tratado como ciência. A unidade de aprendizagem, isto é, a interação entre professor(a) e estudante, é o foco dessa seção. Nela o(a) leitor(a) encontrará ferramentas fundamentadas na ABA para mensurar, monitorar e analisar o comportamento de professores e de estudantes. Na segunda parte, apresenta-se a proposta do autor para a análise e a organização de currículos com base na seleção de comportamentos, no conceito de comportamento verbal e na ABA. Na terceira parte, com base na experiência e no conhecimento acumulados nas escolas CABAS®, o autor apresenta o sistema organizacional e profissional para ensinar e apoiar a expertise na pedagogia e no planejamento curricular. Nessa parte, o(a) leitor(a) encontrará ferramentas direcionadas à capacitação profissional da equipe de professores(as) ou terapeutas, à tomada de decisões estratégicas, ao planejamento do ensino individualizado e aos aspectos organizacionais da escola ou da clínica.

Alicerçado pela ciência analítico-comportamental e defensor dos professores como cientistas estratégicos do ensino, Greer fundou as escolas CABAS® que, constantemente, testam e produzem evidências de seus escritos. Com base nas escolas, ele escreveu o Planejamento de Estratégias de Ensino: Uma Abordagem de Sistemas da Análise do Comportamento Aplicada e fez chegar a todos os que defendem um ensino efetivo as estratégias necessárias para fazê-lo. A obra nasce no contexto do ensino e nele se põe à prova. Tão prático quanto estratégico, o livro é uma convocação provocativa a todos os que acreditam em um ensino replicável, mensurável e transformador para que façam de suas salas de aula e clínicas um espaço libertador.

Sumário

Prefácio à Tradução para o Português

Prefácio à Edição Original


1. O Ensino como Análise do Comportamento Aplicada: Uma Diferença Profissional

Uma Definição do Ensino e da Pedagogia

A Natureza Dinâmica do Ensino

O Ensino como uma Profissão Cientificamente Fundamentada

Repertórios de Pré-Requisito para o Leitor Deste Livro

Práticas Características do Ensino como Análise do Comportamento Aplicada

A Organização do Texto

Parte I: Componentes do Ensino como Aplicações Avançadas da Análise do Comportamento Aplicada

Parte II: Uma Redefinição da Análise e da Organização de Currículos na Perspectiva da Seleção de Comportamentos e os Conceitos do Comportamento Verbal

Parte III: Um Sistema de Apoio Organizacional e Profissional para Ensinar e Apoiar a Expertise na Pedagogia e o Planejamento Curricular

Referências


PARTE I: COMPONENTES DO ENSINO COMO APLICAÇÕES AVANÇADAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA


2. A Unidade de Aprendizagem: Uma Fratura Natural do Ensino

Uma Mensuração para o Ensino

A Unidade Básica da Pedagogia

A Base de Pesquisa

Análise dos Componentes da Contingência de Três Termos do Estudante na Unidade de Aprendizagem

    O papel do Sᵈ

    O Componente: Resposta

    Reforçamento e Correções

A Contingência de Três Termos

A Presença e Ausência de Unidades de Aprendizagem na Prática Educacional

Unidades de Aprendizagem e Instrução Programada

Instrução Roteirizada, Notas Guiadas e Unidades de Aprendizagem

Incidência de Unidades de Aprendizagem na Prática Comum

Escolha do Termo

Outra Literatura Sobre Episódios Operantes

A Literatura Convergente

Progressos do Estudante e Mudanças na Posição e na Frequência das Unidades de Aprendizagem

A Unidade de Aprendizagem como um Instrumento Analítico

    Funções da Unidade de Aprendizagem

Referências


3. Os Repertórios de Professores que são Analistas do Comportamento

Os Repertórios do Professor como Cientista Estratégico

    Repertórios de Ensino Modelados por Contingências

    O Vocabulário da Ciência e seu Papel na Ciência Estratégica do Ensino

    O Repertório Verbalmente Mediado e seu Papel em uma Ciência Estratégica do Ensino

Síntese

Referências


4. A Análise Estratégica da Instrução e da Aprendizagem

Repertórios Mediados Verbalmente

    A Árvore de Tomada de Decisão

    Questões Estratégicas

    Identificação de Problemas Instrucionais Utilizando Representações Visuais das Respostas do Estudante à Instrução

        Oportunidades de Tomada de Decisão

        Determinação de Tendência

        Tomada de Decisão d Análise da Unidade de Aprendizagem

        Seleção de Tática

        Implementação da Tática

    Questões Estratégicas a Serem Feitas sobre Repertórios de Pré-Requisito

    Questões Estratégicas a Serem Feitas sobre Condições e Contextos Motivacionais

    Controle Antecedente

    O Controle de Estímulos Antecedentes-Alvo

    Parâmetros de Resposta

    Questões Estratégicas sobre Consequentes (Consequências)

        Questões sobre o Reforçamento

        Correções

Síntese das Aplicações do Repertório Mediado Verbalmente

Referências


5. Repertórios de Professores para Estudantes do Status de Pré-Ouvinte ao Status de Leitor Iniciante

Os Estágios-Alvo da Instrução que Determinam os Repertórios de Ensino

Exemplos de Metas Instrucionais dos Estágios de Aprendizagem da Comunicação Fundamental

    Estágio de Ouvinte e Controle Instrucional

    Comportamento de Falante (Estágio de Falante)

    O Estágio de Trocas em Conversação

    O Estágio de Conversa Consigo Mesmo (Falante como Próprio Ouvinte)

    O Estágio de Leitor Iniciante: Primeiros Passos para o Controle Textual

Por Que as Unidades de Aprendizagem são tão Intensivas para o Professor?

Operações de Ensino Necessárias

Gerenciamento do Ensino Individualizado em Sala de Aula: O Que Fazer com os Outros Estudantes

Interações Individualizadas entre Professor e Estudante

Tateando os Eventos na Sala de Aula como um Cientista: Rumo à Expertise Analítica

Exemplos de Operações de Seleção de Táticas

Síntese

Referências


6. Práticas de Ensino para Estudantes com Repertórios Avançados de Comportamento Verbal (de Leitores a Editores da Própria Escrita)

Repertórios para os Anos 2.000

Operações de Ensino e Planejamento de Currículo para Literacia Acadêmica

    Operações de Ensino e Planejamento de Currículo para Leitura Fluente

    Sistema Personalizado de Instrução

    Tutoria

    Combinando Currículo com PSI, Tutoria e Autogerenciamento

Operações de Ensino para o Cálculo Matemático Fluente e as Habilidades Componentes do Pensamento

Operações de Ensino e as Operações de Planejamento de Sala de Aula para Promover Repertórios de Escrita Eficaz

Operações de Ensino e as Operações de Planejamento de Sala de Aula para Promover Repertórios de Autoedição

Planejamento e Operações de Ensino para a Resolução de Problemas Baseado em Disciplinas

Instrução Controlada pelo Estudante e Gerenciamento de Tempo

    Um Sistema Abrangente de Economia de Fichas/Pontos

    Um Exemplo de Sequência para o Ensino do Autogerenciamento

    Autogerenciamento Básico

    Automonitoramento com o Uso de Formulários Escritos/Textuais

    Aprendendo a Monitorar as Respostas de Outros Estudantes de Forma Confiável

    Ensinando os Estudantes a Representar Graficamente e Avaliar Suas Observações e a Combinar a Automensuração com a Instrução de Literacia

    Registrando Unidades de Aprendizagem de Autogerenciamento ou Autoinstrução Controladas pelo Estudante

Planejamento e Operações de Ensino para Ampliar a Comunidade de Reforçadores

Síntese

Apêndice: Táticas para o Ensino de Repertórios Verbais Avançados

Referências


PARTE II: UMA REDEFINIÇÃO DA ANÁLISE E DA ORGANIZAÇÃO DE CURRÍCULOS NA PERSPECTIVA DA SELEÇÃO DE COMPORTAMENTOS E OS CONCEITOS DO COMPORTAMENTO VERBAL


7. Seleção do Comportamento e o Conteúdo do Currículo

Seleção do Comportamento e Análise Curricular

Função versus Estrutura

As Funções das Respostas Acadêmicas

Planejamento de Currículo para Comportamento Humano Complexo

Contribuições do Comportamento Verbal para o Planejamento do Currículo

    Comportamento Verbal Espontâneo

    Comportamento do Falante Versus Comportamento do Ouvinte

    Comportamento do Escritor Versus Comportamento do Leitor

    Funções de Edição

    Comportamento Mediado Verbalmente Versus Comportamento Modelado por Contingências

    Comportamento Mediado Verbalmente

    Comportamento Intraverbal

    Unidades de Conversação do Comportamento Verbal

Instrução Individual Versus Instrução em Grupo: Uma Perspectiva Funcional

    Aprendendo a Funcionar na Resolução de Problemas em Grupo

Fraturas Naturais no Currículo Educacional

Síntese e Conclusões

Referências


8. Escrita e Elaboração de Currículos

Currículos como Repertórios

Modalidades de Currículo

    Literacia Acadêmica Básica

    Autogerenciamento/Autoinstrução

    Instrução de Resolução de Problemas

    Comunidade Ampliada de Reforçadores

Escrita de Programas de Instrução em Formatos Roteirizados ou Automatizados

    Instrução Programada Automatizada

A Escrita como Repertório de Resolução de Problemas

    O Escritor como Leitor: Uma Função de Autoedição

    As Unidades de Aprendizagem da Escrita

Critérios Genéricos de Mensuração para Estabelecer o Domínio dos Objetivos Instrucionais

Programação para Individualização e Independência com Grupos de Estudantes

    Planejamento de Sala de Aula de Leitores Independentes

    A Sala de Aula Autônoma

    Implementação

    Salas de Aula de Disciplina Específica

    Salas de Aula de Leitores Pré-Independentes

    Instrução em Grupo como Meta

    Hierarquia de Independência Progressiva

Síntese

Referências


PARTE III: UM SISTEMA DE APOIO ORGANIZACIONAL E PROFISSIONAL PARA ENSINAR E APOIAR A EXPERTISE NA PEDAGOGIA E O PLANEJAMENTO CURRICULAR


9. Ensino e Mentoria de Professores

Formação de Apoio e Supervisão de Professores em Sala de Aula

    Formação de Professores Novatos e Menos Experientes

    Demonstração

    Procedimentos de Observação da TPRA

        TPRA para Cada Estudante

        Observação da TPRA para Instrução em Grupo

    Objetivos e Unidades de Aprendizagem

    Análise de Decisões Instrucionais

        A. Critérios para Tomadas de Decisão e sua Mensuração

        B. Oportunidades de Tomada de Decisão

        C. Determinação da Tendência

        D. Tomada de Decisão de Análise da Unidade de Aprendizagem

        E. Seleção da Tática

        F. Implementação da Tática

Ensinar, Manter e Ampliar Repertórios Docentes por meio de Procedimentos Baseados em PSI

    Ensino do Comportamento Verbal de Acordo com a Ciência

Componentes dos Módulos para Desempenho em Sala de Aula

Desempenho Diário de Todos os Estudantes

Repertório de Supervisão: Operações Fundamentais e Automonitoramento

Módulos do Supervisor

Relações de Colegiado por meio da Análise do Comportamento Organizacional

Distribuição da Equipe de Supervisão

A Política da Mudança

Referências


10. O Psicólogo Escolar e Outros Profissionais de Apoio: Uma Perspectiva Contemporânea da Análise do Comportamento

Intervenção no "Mau Comportamento"

    O Que É Mau Comportamento?

Educação Parental

    Fragilidades Acadêmicas: O Papel dos Pais

    Grupos de Pais

Ensino de Habilidades Comportamentais aos Estudantes

    Assistência no Processo de Inclusão

    Observação da Sala de Aula-Alvo e da Escola-Alvo

    Definições e Coleta de Dados

    Cálculos das Taxas

    Unidades de Aprendizagem

    Determinação de Taxa

Assistência à Equipe de Serviços Relacionados

Assistência aos Professores para que se Tornem Cientistas Estratégicos da Instrução

Portfólio e Avaliações de Inventário: Prontuários

    Seleção e Planejamento de Inventários de Repertórios

    Habilidades de Sobrevivência na Escola

    Habilidades Sociais

    Repertório Afetivo/Emocional

Testes Normativos e Projetivos

Síntese

Referências


Glossário

Índice Remissivo

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.