| Título | LEVE PRA QUEM? 2 |
| ISBN | 9786584793842 |
| Código de Barras | 9786584793842 |
| Edição / Ano | 1/2025 |
| Número de Páginas | 369 |
| Dimensões | 24X17X2 |
| Capa | BROCHURA |
O autismo de nível 1 de suporte, muitas vezes invisível no dia a dia, é aqui explorado em suas nuances, desafios e possibilidades de cuidado. Este segundo volume de Leve para quem? amplia a discussão iniciada no primeiro livro e reúne especialistas de diferentes áreas para lançar luz sobre um tema que ainda carece de compreensão ampla: o funcionamento de adultos e adolescentes autistas que, apesar de apresentarem autonomia aparente, enfrentam sofrimento significativo.
Com base científica sólida e linguagem acessível, os capítulos percorrem cinco grandes eixos: Saúde Mental, Vivências e Desafios, Diagnóstico Diferencial e Comorbidades, Intervenções e Inclusão e Direitos. O leitor encontrará análises atuais sobre camuflagem social, alexitimia, bem-estar, parentalidade autista, envelhecimento e inclusão no ensino superior. Também se aprofundará em interseções clínicas complexas — como TEA e TDAH, transtorno bipolar, esquizofrenia ou transtornos de personalidade —, fundamentais para evitar diagnósticos equivocados.
Ao lado das discussões teóricas, o livro apresenta relatos de caso, reflexões de profissionais e abordagens inovadoras de intervenção, incluindo terapias contextuais, neurofeedback, uso de tecnologias e até inteligência artificial aplicada ao cuidado. A proposta é clara: articular ciência e prática clínica sem perder de vista a dimensão humana.
As organizadoras — Annelise Júlio-Costa, Thays Tannure e Andressa Antunes — reuniram vozes diversas que trazem não apenas conhecimento, mas também sensibilidade e compromisso ético. O resultado é uma obra essencial para profissionais da saúde, educadores, famílias e pessoas autistas que buscam compreender melhor o TEA nível 1.
Mais do que um manual, este livro é um convite a enxergar além dos rótulos: a reconhecer a singularidade de cada trajetória e a construir caminhos de cuidado e inclusão mais justos e efetivos.
1. Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte e saúde mental
22 - Avaliação psiquiátrica do Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte
36 - Camuflagem social e saúde mental
47 - Emoções não ditas ou não percebidas? Explorando a alexitimia no Transtorno do Espectro Autista
56 - Desregulação emocional: sobrecarga, crises explosivas e frustração
69 - Compreendendo a ligação entre autismo e suicídio
82 - Que vida boa! O que é bem-estar e qualidade de vida para os autistas
2. Vivências e desafios no TEA nível 1
92 - Relacionamentos no TEA nível 1
104 - Transexualidade e TEA: o que os profissionais precisam saber
115 - Desafios da adolescência e a busca por pertencimento
128 - Parentalidade no TEA nível 1 (ser pai e mãe autista)
135 - Envelhecimento e autismo: desafios e perspectivas na população idosa
3. Diagnóstico diferencial e comorbidades
146 - Comorbidades psiquiátricas no TEA: o que diz a ciência?
158 - TEA e TDAH – interseções, diferenças e desafios clínicos
175 - Transtorno bipolar e o Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico diferencial e comorbidade
187 - Transtorno do Espectro Autista e esquizofrenia: convergências, divergências e interfaces neurodesenvolvimentais
199 - TEA e transtornos de personalidade: diagnóstico diferencial ou comorbidade
4. Intervenções
210 - Intervenção medicamentosa e Transtorno do Espectro Autista nível 1
218 - Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista: tratamento em potencial ou apenas uma droga da moda?
230 - PEERS para jovens adultos: reflexões sobre a construção de habilidades sociais no TEA nível 1
243 - Contribuições da ACT e do Mindfulness no TEA nível 1
254 - Terapia do Esquema em adultos autistas: adaptação à abordagem das necessidades neurocognitivas
268 - Neurofeedback como intervenção para pacientes com TEA Nível 1: fundamentos, indicações e limites
281 - Uso de tecnologias e inteligência artificial na intervenção de pessoas autistas
295 - Transtorno alimentar restritivo evitativo no TEA – estudo de caso
307 - O que aprendi atendendo autistas adultos: relato de profissional
5. Inclusão e Direitos
320 - Inclusão de alunos com TEA nível 1 no ensino superior: avanços, desafios e perspectivas
332 - Direitos e políticas públicas para pessoas autistas nível 1
344 - Referências bibliográficas




