Motricidade orofacial: Inter-relação entre Fonoaudiologia & Odontologia
- Editora: LOVISE
- Autor: MEDEIROS
- Produto disponível
- de: R$85,00
-
por:
R$30,00
Título | MOTRICIDADE OROFACIAL INTER-RELACAO ENTRE FONOAUDIOLOGIA & ODONTOLOGIA |
Autor(a) | MEDEIROS |
ISBN | 858527493X |
Código de Barras | 9788585274931 |
Edição / Ano | 1/2006 |
Número de Páginas | 124 |
Dimensões | 28X18X1 |
Capa | BROCHURA |
Prefácio
A fonoaudiologia, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional, tem crescido muito nos últimos anos, principalmente pelo seu perfil interdisciplinar.
Em relação à atuação nos distúrbios da motricidade orofacial, a ortodontia teve papel preponderante na formação do fonoaudiólogo. Por volta da década de 1960, nos Estados Unidios, aulguns dentistas preocupados com tratamentos ortodônticos recorrentes passaram a utilizar exercícios miofuncionais orais em seus pacientes. A partir disso, esses mesmos dentistas começam a oferecer cursos de formação direcionados a dentistas e fonoaudiólogos, instrumentalizando esses profissionais a realizar exercícios em pacientes com distúrbios de motricidade orofacial relacionados a problemas dentários.
Cabe ressaltar que o fonoaudiólogo nesse momento apenas se apropriava das técnicas "ensinadas" pelos ortodontistas, não sendo responsável pelo diagnóstico clínico desses pacientes.
Assim, de acordo com o percurso histórico da fonoaudiologia, foi possível notar a dificuldade de os fonoaudiólogos buscarem recursos teóricos e metodológicos próprios a essa disciplina, a fim de dar consistência às ações fonoaudiológicas e permitir que a fonoaudiologia estabelecesse, tanto no interior do seu universo generalista como também na interdisciplinaridade, relações recíprocas e particulares.
A partir desse contexto, em 1996 elaborei e ministrei pela primeira vez o curso "Diagnóstico e Tratamento dos Distúrbios da Motricidade Oral a partir da compreensão dos Diferentes Tipos Faciais e Oclusões". Inicialmente o curso foi idealizado com 8 horas de duração, a pedido de alguns alunos do curso de fonoaudiologia da Universidade Lusíada, em Santos, São Paulo.
Coincidentemente, na mesma época, comecei a ministrar algumas palestras para profissionais de odontologia interessados em compreender qual era o papel desempenhado pelo fonoaudiólogo em meio a pacientes que realizavam tratamento ortodôntico.
O curso tornou-se cada vez mais abrangente (atualmente é oferecido com carga horária de cerca de 30 horas, sendo o conteúdo dividido em conceitios teóricos e práticos - workshop), e a apostila, que foi elaborada para servir de material de apoio ao curso, foi aperfeiçoada e ampliada até se transformar neste livro.
Vale salientar que além de meu perfil acadêmico na área de Motricidade Orofacial, tanto nas atividades de docência em algumas universidades (Unilus, Uniban, Umesp) como em meu doutorado (USP), minha atividade clínica nos últimos treze anos tornou-se cada vez mais especializada nas questões referentes aos problemas dentários, além de minha atuação na área de neonatologia - berçario e UTI neonatal.
O grande interesse dos alunos de fonoaudiologia em começar a refletir de forma não mecânica sobre a utilização de exercícios orofaciais, somado ao movimento dos dentistas em aprender o papel do fonoaudiólogo em meio a seus pacientes, tornou-se a mola propulsora que me fez aprofundar os estudos na área de Motricidade Orofacial, aperfeiçoar os cursos por mim ministrados e divulgar a necessidade de práticas interdisciplinares entre a fonoaudiologia e a odontologia.
Nesta obra, com a co-autoria do cirurgião-dentista Marcelo Medeiros, preconizo a importância do conhecimento de conteúdos teóricos e metodológicos, que permitam, dentro do universo interdisciplinar, o estabelecimento de diálogos e atuações cada vez mais fecundos entre os fonoaudiólogos, ortodontistas, ortopedistas funcionais, otorrinolaringologistas e demais profissionais, interessados no estudo e aprimoramento na área de Motricidade Orofacial.
André Monteiro Correia Medeiros
CAPÍTULO 1- Sistema Estomatognático (Fundamentos Básicos)
SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
CABEÇA ÓSSEA
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
MÚSCULOS
DENTES
CAPÍTULO 2 - Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial
DEFINIÇÕES
TEORIAS DE CRESCIMENTO
DESENVOLVIMENTO
FATORES QUE INFLUENCIAM AS CARACTERÍSTICAS CRANIOFACIAS
PERÍODO DE CRESCIMENTO MÁXIMO PUBERAL
CAPÍTULO 3 - Deglutição
INTRODUÇÃO
ESTÁGIOS DA DEGLUTIÇÃO
CAPÍTULO 4 - Desenvolvimento da Oclusão
DENTIÇÃO DECÍDUA
DENTIÇÃO PERMANENTE
CAPÍTULO 5 - Classificação das Más Oclusões
CLASSIFICAÇÃO DE ANGLE
CLASSIFICAÇÃO DE LISCHER
MUDANÇAS OCLUSAIS
CAPÍTULO 6 - Etiologia das Más Oclusões
LOCAIS ETIOLÓGICOS PRINCIPAIS PARA MÁS OCLUSÕES
FATORES QUE CAUSAM AS MÁS OCLUSÕES
CAPÍTULO 7 - Avaliação Fonoaudiológica
ENTREVISTA INICIAL
EXAME CLÍNICO
AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
DEVOLUTIVA E DISCUSSÃO DO CASO
ANEXO 1 - Registro de Avaliação - Exame Clínico
ANEXO 2 - Anamnese em Crianças
ANEXO 3 - Anamnese em Adultos