• Distúrbio do Processamento Auditivo: O que é?

Distúrbio do Processamento Auditivo: O que é?

  • Editora: BOOK TOY
  • Autor: VARIOS
  • Produto disponível


  • de: R$60,00
  • por:

    R$54,00


Especificação
Título DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO O QUE E
Autores(as) Regina Céli Schettini / Tereza Cristina de Mendonça Rocha / Zenilda Lúcia D. de Moraes Almeida
ISBN 9788571480315
Edição / Ano 3/2020
Número de Páginas 55
Dimensões 29x21x2
Capa BROCHURA
Descrição

Na clínica fonoaudiológica nos deparamos com grande interesse dos pais e educadores por informações sobre DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo).

Depois da 1° edição do nosso livro de “Exercícios para o Desenvolvimento de Habilidades do Processamento Auditivo", feito para o trabalho clínico fonoaudiológico, surgiu o desejo de produzir este novo livro para pais e professores, com uma linguagem clara e acessível, com o intuito de sanar possíveis dúvidas sobre o tema.

De acordo com pesquisas científicas realizadas, ficou comprovado que há uma ligação entre DPA e Distúrbio de Aprendizagem.

Os DPA estão intimamente relacionados a dificuldade na linguagem oral e escrita (Musiek, 1989; Northern & Dows, 1989). A audição é a principal via de entrada para a aquisição da linguagem oral (receptiva e expressiva) e, conseqüentemente, da leitura escrita. As alterações no processamento auditivo levam, assim, a repetidos insucessos escolares e a baixa auto-estima.

Crianças com distúrbio do processamento das informações auditivas têm maiores dificuldades para compreender a fala na presença de ruído (Katz, 1997).

Algumas dessas crianças (com disfunção no processamento auditivo) só compreendem aquilo que lhes é falado se estiverem num ambiente favorável, isto é, silencioso. Caso contrário, dispersam-se facilmente com o ruído de fundo, não acompanham uma conversa com mais de dois interlocutores ou precisam de que a informação seja repetida (Pereira, 1997). Infelizmente, esta não é a realidade das salas de aula das nossas escolas.

Todos que convivem diretamente com uma criança que apresenta DPA devem ser orientados quanto ao que é o processamento auditivo, qual a alteração apresentada e como estimular as habilidades envolvidas.

Com a finalidade de ajudar essas crianças a superarem as dificuldades, nasce em nós o desejo de nos unirmos aos pais e professores e, assim, contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento das habilidades da linguagem oral e escrita através das orientações aqui propostas.

Sumário

Apresentação

Capítulo I
Processamento Auditivo Central - O que é?

Capítulo II
Distúrbio do Processamento Auditivo - DPA

Capítulo III
Prevenção do DPA

Capítulo IV
Manifestações Comportamentais

Capítulo V
Orientações aos Professores

Capítulo VI
Orientações aos Pais

Capítulo VII
Recomendações para os exercícios anexos

Anexos

Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom