• Dados de Boquinhas

Dados de Boquinhas

  • Editora: BOQUINHAS
  • Autor: BOQUINHAS
  • Produto disponível


  • R$39,00


Especificação
Título DADOS DE BOQUINHAS
Edição / Ano 0/
Dimensões 25x22x1
Capa BROCHURA
Conteúdo 12 dados plastificados, sendo de 3 tipos, um com imagens das bocas, outro com as letras (manuscrita e caixa alta) de todo o alfabeto e outro com imagens iniciadas com cada boca. Os dados que se pareiam têm a borda da mesma cor, 1 cartelinha de Boquinhas e 1 espelhinho de Boquinhas.
Descrição

Alfabetizar-se implica compreender além da consciência fonológica (percepção das letras e seus sons) a consciência fonêmica, ou seja, saber as características de cada letra e em que posição devem estar para que a palavra seja lida/escrita corretamente. Todo esse processo é muito abstrato e dificultoso para os aprendizes iniciais.

O aprendizado da letra/som/boca inicial de uma figura, ou, aliteração fonêmica, é o ponto de partida para a compreensão do processo de alfabetização. Nesse novo material, Dados de Boquinhas, as letras iniciais e suas respectivas bocas (articulemas) são apresentadas, para que o usuário fixe esse aprendizado, de maneira simples e concreta.

O Método das Boquinhas, fonovisuoarticulatório, auxilia essa compreensão de maneira simples e natural, mostrando a boca que articula os sons das letras iniciais das figuras, deixando a aprendizagem concreta, rápida e autônoma. Note que ao nome da letra não é dada ênfase e sim ao seu som e boca que o articula. E ainda, a articulação de cada boca corresponde ao som emitido por cada letra individualmente, não a letra na sua sílaba.

Informações

Indicação:
- Crianças a partir de 4 anos de idade, e/ou aprendizes iniciantes da leitura e escrita;
- Uso clínico, escolar e/ou domiciliar.

Conteúdo

12 dados plastificados, sendo de 3 tipos, um com imagens das bocas, outro com as letras (manuscrita e caixa alta) de todo o alfabeto e outro com imagens iniciadas com cada boca. Os dados que se pareiam têm a borda da mesma cor.

1 cartelinha de Boquinhas e 1 espelhinho de Boquinhas.                                                                                       

Objetivos:
- Parear letra/boca/palavra iniciadas com o mesmo som;
- Compreender a conversão grafofonêmica (boca/letra/som) viabilizada pela boca;
- Compreender as letras iniciais das palavras/figuras;
- Compreender e usar a consciência fonológica, fonêmica e fonoarticulatória;
- Ler e escrever com o auxílio da pista Fonovisuoarticulatória, Boquinhas.

Como jogar:
Pode ser jogado individualmente, em duplas ou mais participantes. Usar sempre dados de molduras de cores iguais. Jogam-se dois dados, o de bocas e o de letras. Se elas forem correspondentes, ou seja, a boca é a articulação daquela letra individualmente, o jogador tem direito a procurar no dado de figuras, a imagem que se inicia com aquele som, produzido por aquela letra/boca. Se acertar, marca um ponto. Se errar, passa a vez ao seguinte, que joga novamente os dados. Ganha quem fizer mais pontos.

Uma maneira de facilitar o jogo seria usar apenas 3 dados de uma mesma cor de moldura, a fim de diminuir a quantidade de opções e favorecer a correspondência dos acertos. Ou ainda, aceitar a presença da letra/som na palavra, independentemente de estar no seu início. Para dificultar, usar mais dados, de mais cores de moldura. Você pode ainda usar mais imagens, colando-as nos dados, para variar a associação e fixar a aprendizagem, evitando-se memorização.

Repare que as letras ara (r fraco) e asa (s com som de z) aparecem somente no meio de vogais e as letras Ç, SS e RR nunca podem iniciar palavras, assim, foram incluídas para se discutir sua presença/ausência na palavra.

Observação:
Repare que na metodologia Boquinhas agrupa-se a letra de acordo com sua boca/som e não a grafia ou nome da letra. Assim, a letra S contém também as sílabas CE-CI-Ç, porque todas essas letras são pronunciadas pela mesma boca. E assim por diante para C/QU; J/GE-GI; X/CH; Z/SA, R/RR, etc.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom

Etiquetas: Método boquinhas, Fonemas, Alfabeto, Alfabetização