• Coleção CEFAC - Emissões Otoacústicas e BERA

Coleção CEFAC - Emissões Otoacústicas e BERA

  • Editora: PULSO
  • Autor: FIGUEIREDO
  • Produto disponível


  • R$48,00


Especificação
Título COLECAO CEFAC - EMISSOES OTOACUSTICAS E BERA
Organizador(a) Marina Stela Figueiredo
ISBN 85-89892-069
Edição / Ano 1/2003
Número de Páginas 109
Dimensões 23x17x1
Capa BROCHURA
Descrição

O livro “Emissões Otoacústicas e BERA”, organizado por Marina Stela Figueiredo, introduz o Sistema Auditivo ao leitor, demonstrando as características fisiológicas da orelha externa, média e interna, assim como o sistema tímpano-ossicular. Em seguida, explica a estrutura coclear, dividindo-a em três etapas funcionais: vibrações mecânicas da membrana basilar e do órgão de Corti; contrações das células ciliadas e transmissão de impulsos elétricos ao sistema nervoso central, pelo nervo acústico.

Após essa contextualização, o livro aprofunda o tema a respeito das Emissões Otoacústicas(EOA); essas energias sonoras de fraca intensidade, captadas pelo meato acústico externo, são descritas desde sua produção na cóclea, até sua utilidade clínica. Podendo ser espontâneas ou evocadas, as EOA sofrem influências das alterações nas orelhas média e externa; os autores também refletem sobre alguns fatores responsáveis por essas mudanças, como alterações de pressão, otites médias secretoras, perfurações, presença de mesênquima, entre outras.

Por fim, “Emissões Otoacústicas e BERA” esclarece como fazer a Audiometria de Tronco Encefálico (BERA) e de que forma relacionar o resultado com a deficiência auditiva condutiva, coclear e retrococlear. Aplicando a teoria apresentada, o último capítulo do livro abre espaço a casos clínicos, acompanhados de comentários e conclusões.

Sumário

Índice:

1. Fisiologia da audição –Cóclea Ativa

2. Emissões Otoacústicas

3. Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (ABR)

4. Casos clínicos.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.