• Cenas Para Explorar

Cenas Para Explorar

  • Editora: DIA
  • Autor: BACHA
  • Produto disponível


  • R$156,00


Especificação
Título CENAS PARA EXPLORAR
ISBN 7893590169164
Edição / Ano 0/
Dimensões 23x18x4
Descrição

O jogo proporciona, principalmente, o trabalho com:

- Linguagem Oral e Leitura-Escrita, em nível de palavra, frase e texto;

- Atenção visual e auditiva;

- Memória visual e auditiva.

Recomendado para:

- Crianças com idades entre 3 e 10 anos, com ou sem dificuldades para aprender, devendo, no entanto, ser selecionada a atividade possível de ser realizada com sucesso ou com pouca dificuldade, sempre com a supervisão e orientação de um adulto responsável;

- Trabalho na clínica fonoaudiológica e psicopedagógica, com casos variados.

Informações

Conteúdo:

- Quatro (04) cenas distintas:  Fazenda/Campo  (com borda azul),  Praia  (com  borda roxa), Sala de uma casa (com borda verde) e  Sala de aula (com borda vermelha).  As  cenas são  inéditas, coloridas, em cartelas  de tamanho A5 (14,8 x 21cm);

- Duas (02) cartelas  A5 com figuras isoladas das cenas (coloridas/fundo branco), 12 de cada, em quadrinhos de 3,3 x 3,5 cm; ambas com borda laranjada, sendo uma cartela com as figuras da Sala de aula e Fazenda, e outra com as figuras da Praia e da Sala de uma casa.

- Duas (02) cartelas  de tamanho A5 com a escrita correspondente às figuras das cartelas do item anterior em quadrinhos de 3,4 x 3,4 cm,  letra preta, em negrito, Arial maiúscula, 16pt; fundo branco.

 - 48 cartões de 4,8 x 2,5 cm com  escrita colorida de 12 figuras de cada cena. A cor da letra das palavras de cada cena correspondente à cor da borda. As letras são em negrito, Arial maiúscula, 22 pt.

 - 26 cartões de 14 x 1,6 cm com escrita colorida de frases, sendo  sete ou oito para cada cena. A cor da escrita das frases de cada cena correspondente à cor da borda. As letras são em negrito, Arial maiúscula, 18 pts.

- Quatro (04) textos informativos, um  para cada cena, em cartelas de tamanho A5, escrito com letra preta, 16pts,  Arial maiúscula/minúscula; fundo branco.

- 15 marcadores redondos de EVA preto com 1,8 cm de diâmetro e 4 mm de espessura.

Sugestão de uso:

Jogo de atenção e memória

Escolher uma cena e observá-la com atenção. Explicar que o objetivo será, depois, encontrar as imagens da cena em outra cartela em que estas estão misturadas a outras. As imagens de pessoas não participam do jogo.

Para facilitar a memorização das imagens, pedimos ao usuário nomear cada uma, colocando ou não um marcador de EVA em cima.

Após a nomeação, a cartela da cena deverá ser virada de cabeça para baixo e o jogador deverá olhar a cartela com as 24 figuras agrupadas (01 cartela com 24 figuras Praia e Sala de uma casa; 01 com 24 figuras Sala de aula e Fazenda/Campo) e colocar os marcadores em cada figura identificada como sendo da cena observada. O objetivo é encontrar o maior número. Há 15 marcadores, mas há, no máximo, 12 imagens correspondentes.

A mesma atividade acima pode ser realizada com a correspondência nas cartelas com escrita (organizadas como as com figuras). 

Elaboração de histórias, descrição de cenas e semelhantes, oral e escrita, com ou sem o apoio de miniaturas;

Pareamento das cartelas escritas com as figuras nas cenas;

Complementação oral e/ou escrita de frases, como: 'A professora escreveu nomes... lousa.' No caso, para trabalhar os conectivos, mas os objetivos são variados.

Leitura e/ou interpretação de frases: dizer se é verdadeiro o falso o que está escrito, de acordo com a cena que está sendo observada.

Leitura e/ou interpretação de texto com curiosidades. Se o texto for julgado como longo, o adulto participa da leitura, auxiliando o usuário.

Podem haver outras maneiras de utilização, dependendo da criatividade do profissional orientador. Recomendamos, no entanto, a exploração de uma cena por dia, para favorecer a memória.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom

Etiquetas: Materiais Lúdicos