• A Limpeza dos Pensamentos

A Limpeza dos Pensamentos



  • R$49,00


Especificação
Título A LIMPEZA DOS PENSAMENTOS
Número de Participantes No mínimo 2 participantes.
ISBN 9788554270117
Edição / Ano 0/
Idade +7
Dimensões 12x8x3
Conteúdo 18 cartas de pensamentos sujos (referentes às distorções cognitivas). 18 cartas de estratégias de limpeza do pensamento (referentes a estratégias de reestruturação cognitiva). 1 Bloco de folhetos para registro de pensamentos ( Download através do site após a compra) 1 Bloco de folhetos de monitoramento dos pensamentos sujos ( Download através do site após a compra) 54 Fichas de pontuação na cor verde.
Descrição

O Jogo da memória A limpeza dos pensamentos foi desenvolvido a partir das experiências na prática da Terapia cognitivo-comportamental das autoras com crianças e adolescentes.

Quem trabalha com esse público sabe da importância da brincadeira para ajudá-los a aprender novas habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais.

Desta forma, o jogo da memória foi pensado como sendo um recurso útil, para o terapeuta cognitivo-comportamental, em sua prática clínica, por possibilitar que as distorções cognitivas sejam explicadas de forma lúdica.  Através da metáfora “A limpeza dos pensamentos”, os pensamentos distorcidos são os pensamentos sujos que serão “limpos” através das estratégias de limpeza, tornando-os pensamentos funcionais. Por meio deste recurso terapêutico é possível ajudar as crianças e adolescentes a fazerem a limpeza dos pensamentos sujos (distorcidos), auxiliando, assim no processo da reestruturação cognitiva.

Informações

Objetivo: Auxiliar crianças e adolescentes a conhecer e a manejar as distorções cognitivas no processo de Psicoterapia cognitivo-comportamental

COMO JOGAR:

Cada jogador, em sua vez de jogar, deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se formarem o par do pensamento sujo e sua estratégia de limpeza correspondente, serão retiradas do jogo e o jogador ganha 1 ponto (Ficha). Caso não formem o par, serão viradas novamente e, então, o próximo jogador tenta acertar um novo par.

Sempre que um jogador acertar um par de pensamentos sujo e estratégias de limpeza correspondente, deverá falar sobre como aquele pensamento ocorre em seu dia a dia, dando exemplos de situações vividas, e de como as estratégias de limpeza podem ser utilizadas também. O terapeuta avaliará a explanação realizada pelo participante e, se os exemplos forem sobre o próprio jogador, este ganhará 2 pontos extras (Fichas). Se for sobre outras pessoas, ganhará 1 ponto extra (Ficha). E, se não der exemplos, não ganha pontos extras.

O jogo termina quando todos os pares correspondentes forem desvirados e ganha quem tiver acumulado mais pontos.

Comentários (0)

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.